Objetivo é construir soluções diante da recorrente instabilidade nos serviços de internet e telefonia móvel em áreas como feiras livres, Região da 44 e grandes eventos, que comprometem a atividade econômica e dificultam o uso de máquinas de cartão, PIX e transferências eletrônicas
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp) e da Procuradoria Geral do Município (PGM), notificou formalmente as principais operadoras de telefonia móvel (Claro, Vivo, TIM e Oi) exigindo providências imediatas diante da recorrente instabilidade nos serviços de internet e telefonia móvel em áreas de alta concentração populacional.
O documento, encaminhado às empresas no dia 23 de maio, destaca falhas frequentes especialmente durante feiras e eventos que atraem grande número de visitantes, como na Região da 44, Pecuária e Praça Tamandaré. Segundo a administração municipal, a má qualidade dos serviços tem prejudicado comerciantes e consumidores, comprometendo o funcionamento regular do comércio ao dificultar o uso de máquinas de cartão, PIX e transferências eletrônicas, essenciais para a realização de vendas e pagamentos.
“A instabilidade dos serviços afeta diretamente a economia e o bem-estar da população. É inadmissível que, em pleno 2025, a cidade ainda enfrente esse tipo de problema em regiões estratégicas”, afirmou o secretário executivo de Gestão de Negócios e Parcerias, José Silva Soares Neto.
A prefeitura cobra a adoção imediata de medidas técnicas para estabilização do sinal, apresentação de planos operacionais de reforço da rede nas áreas afetadas e a indicação de representantes técnicos para diálogo direto com o município. O Procon Goiânia também foi acionado para participar das tratativas com as operadoras de telecomunicações. O objetivo é construir soluções rápidas para enfrentar os gargalos tecnológicos identificados.
Além disso, Segenp e PGM colocaram-se à disposição para reuniões institucionais com as operadoras, a fim de acompanhar de perto as medidas que venham a ser implementadas. As operadoras têm prazo de até dez dias úteis, contados a partir do recebimento do ofício, para apresentar respostas formais. A expectativa da Prefeitura de Goiânia é de que os serviços sejam aprimorados antes da realização dos próximos eventos de grande porte previstos no calendário da capital.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia/ comentarista político Weder Salgado/ Fotos: Divulgação