Prefeito participou do tradicional desfile de 7 de Setembro ao lado do governador Ronaldo Caiado e do general Sérgio Alexandre de Oliveira, comandante de Operações Especiais do Exército Brasileiro em Goiás
O prefeito Sandro Mabel participou, na manhã deste domingo (7/9), do tradicional Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil. O evento ocorreu na Avenida Tocantins, no Centro da capital, e atraiu a presença de um público de 6 mil pessoas, segundo estimativas. O prefeito esteve ao lado do governador Ronaldo Caiado e do comandante de Operações Especiais do Exército Brasileiro, general Sérgio Alexandre de Oliveira.

Mabel agradeceu a presença de todas as autoridades e comemorou o desfile. “Parabéns às nossas crianças que desfilaram, parabéns a todos que vieram nesse dia cívico. Esse espírito cívico faz com que a criança goste mais, respeite mais a nossa pátria, a nossa cidade, as nossas escolas. Então, achei espetacular”, mostrou.
O prefeito ainda anunciou melhorias para o desfile do ano que vem. “Esse desfile de 7 de Setembro vai ficar cada vez melhor. No ano que vem, a turma que ficou do lado de lá, eu vou botar as tendas para eles ficarem na sombra. Nós vamos trazer mais gente para cá”, planejou.

O governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância das forças de segurança que participaram do desfile. “Dá orgulho para nós. Vemos aqui o desfile do Exército Brasileiro, da Marinha Brasileira, vendo a presença de todos os batalhões da Polícia Militar do Estado de Goiás. A nossa Polícia Civil, a nossa Polícia Penal, a Polícia Técnico-Científica, o Corpo de Bombeiros, mostrando o apoio à toda a população, junto com a Guarda Municipal, em parceria com o prefeito, interagindo as nossas forças para dar tranquilidade a todo e qualquer cidadão que mora em qualquer palmo de terra desse Estado de Goiás”, frisou.

Várias organizações civis e militares desfilaram em comemoração à Independência do Brasil, como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Militar do Estado de Goiás, Colégios Militares, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Penal, Procon Goiânia, Escolas Estaduais, Escolas Municipais, Motociclistas e Associação de Carros Antigos. Ao todo, 4 mil pessoas passaram pela Avenida Tocantins.

Estiveram presentes também o vice-governador Daniel Vilela, a vice-prefeita Coronel Cláudia, secretários municipais e estaduais, além de demais autoridades representando as forças de segurança e a sociedade civil.
Espírito cívico
A costureira Rosilene Felix da Silva esteve presente no desfile de 7 de Setembro na Avenida Tocantins e revelou que faz questão de comparecer ao evento todos os anos. “É um modelo de exemplo para toda a sociedade. Um desfile cívico, para gente, é muito significante. Eu gosto muito, eu acho muito bonita a apresentação deles, da Polícia Militar, dos colégios. Toda vez eu venho, não falto em nenhum”, disse.

Ao contrário de Rosilene, o coordenador de manutenção Fábio Alves da Cruz esteve presente no Desfile Cívico-Militar pela primeira vez em Goiânia. Ele destacou a importância do resgate do espírito cívico por meio do evento que comemora a emancipação política do Brasil.
“É um evento muito importante porque resgata, principalmente dentro das nossas famílias, o compromisso cívico, o conhecimento de tudo aquilo que a gente herdou dos nossos antepassados por essa data, que é uma data muito célebre. Então, é fortalecer esse sentimento de pertencimento à pátria, esse sentimento de você poder fazer a diferença de uma forma cívica”, mostrou.

Fábio também elogiou a organização do evento. “Muito bem organizado, tudo muito bem sinalizado. Eu consegui ver antes do evento onde estaria fechado, onde eu poderia parar. Estou gostando muito da segurança, muito policiamento. O pessoal dando muita informação, muito solícito. Estou gostando muito, o clima está agradável”, pontuou.

Preparação
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), intensificou os serviços de limpeza no Setor Central nos dias que antecederam o desfile, para maior bem-estar do público presente. Mais de 150 profissionais trabalham em regime diurno e noturno, em uma operação que se estendeu pelas principais vias do Centro.

Entre os serviços realizados estiveram a varrição, rastelação, capina, raspagem de terra, pintura de meio-fio, poda preventiva de árvores e remoção de resíduos. A ação também contemplou paisagismo e a instalação de 35 novas lixeiras ao longo da Avenida Tocantins.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia/ Jornalista e Comentarista Político Weder Salgado
Fotos: Alex Medeiros