Prefeitura de Goiânia realiza feira para aproximar produtores da agricultura familiar e consumidores

Evento foi realizado na quarta-feira (4/2) e é fruto de parceria com Senar, Faeg e OCB-GO

A Prefeitura de Goiânia realizou nesta quarta-feira (4/2) a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Criativa, na sede da Secretaria de Estado da Economia. A iniciativa é resultado de parceria com o Senar, Faeg e Sistema OCB-GO e tem como objetivo abrir mercado para os produtores rurais, cooperativas de agricultura familiar e empreendedores da economia criativa.

A proposta de aproximar quem produz de quem consome, sem atravessadores, oportunizou a exposição e venda direta aos consumidores de itens como hortifruti, queijos, doces caseiros, cachaça, artesanatos e pratos preparados com produtos da roça, como a coxinha de mandioca. Participaram 35 expositores, 50 produtores e 10 cooperativas.

A vice-prefeita Coronel Cláudia esteve presente no local e destacou que a ação integra uma estratégia mais ampla de valorização da produção local e geração de renda. “Nosso compromisso é criar oportunidades reais para quem produz no campo e na economia criativa”, declarou.

á o secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas), Adonidio Neto, afirma que este projeto deverá ser ampliado para outras regiões da cidade. “Acreditamos que fortalecer a agricultura familiar é também fortalecer a economia de Goiânia e levar alimentos de qualidade à mesa da população”, afirmou.

De acordo com o diretor da Sedicas, Jorge Gonçalves, a Prefeitura está mapeando produtores rurais em Goiânia a fim de otimizar novas políticas públicas. “Queremos enxergar esse público, entender as dores do produtor e, a partir disso, construir políticas públicas voltadas para desenvolvimento, geração de renda e emprego”, explica o diretor.

Vilma Coimbra levou à feira vários produtos da roça, produzidos em sua propriedade. “É de grande valia, foi uma benção essa feira pra nós, porque a gente sobrevive dessa renda e a oportunidade de expor nossa mercadoria em outro local aumenta nossas vendas. Estamos muito felizes pela oportunidade”, disse.

A produtora de queijos artesanais Elenildes Marques, de Hidrolândia, tem dois queijos premiados nacionalmente e conta da relevância da iniciativa para seu negócio. “As pessoas que passam por aqui procuram a gente fora da feira também. É uma ótima forma de dar visibilidade pros nossos produtos. Essa parceria do Senar com a Prefeitura de Goiânia tem sido muito boa”, celebrou.

Fotos: Secom

Compartilhamento