Obras incluem alargamento de pistas, alterações no sistema semafórico, fechamento de retornos e implantação de sentido único em ruas da região. Conclusão está prevista para o final de junho
A Prefeitura de Goiânia iniciou uma série de intervenções viárias no corredor formado pelas avenidas 136 e Jamel Cecílio, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito na Região Sul da capital. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) e está sendo executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), contemplando alterações geométricas, reordenamento de fluxos e adequações semafóricas.
As obras tiveram início neste fim de semana, na Praça Tiradentes, com o alargamento da pista da Avenida 136, nos trechos finais da via. O canteiro central começou a ser reconfigurado para permitir a criação de novas faixas de rolamento após o cruzamento com a Rua 1127. Três faixas serão destinadas ao acesso à Avenida T-55 e à Avenida 85 (sentido Centro), e duas à Avenida 85 no sentido T-10.
Para viabilizar essas mudanças, a área da praça existente no entroncamento será reduzida. O estacionamento será alterado para o modelo em espinha de peixe, aumentando a capacidade de 11 para 18 vagas. Os pontos de ônibus localizados na Praça Tiradentes e na Avenida 85 serão remanejados. Nesta última, será construído um recuo específico para embarque e desembarque de passageiros.
Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito, Marco Antônio Porfírio, “as etapas da obra com maior impacto na circulação de veículos serão executadas, preferencialmente, aos finais de semana, para reduzir os transtornos à população”.
(Alterações na Praça Tiradentes – ver mapa 1)

Outras intervenções no Corredor Jamel Cecílio / 136
Rua 135 – Setor Marista: Será fechado o canteiro central que atualmente permite retorno. A via passará a ter quatro faixas de rolamento, sendo três para conversão à esquerda e uma para conversão à direita na Avenida Jamel Cecílio.
(Ver mapa 2)

Rua 121 – Setor Sul: Será instalado um novo semáforo no cruzamento com a Avenida Jamel Cecílio, que atualmente não é semaforizado.
Rua 122 – O retorno existente será fechado e transformado em canteiro central, eliminando conversões à esquerda.
(Ver mapa 3)

Ruas 52 e 65 – Setor Sul – A Rua 52, hoje com mão dupla, passará a ter sentido único da Avenida Jamel Cecílio até a Rua 65.
Rua 65 – terá o sentido invertido, passando a ser da Rua 52 em direção à Avenida Jamel Cecílio.
No cruzamento da Rua 65 com a Jamel Cecílio, será implantado um novo conjunto semafórico, que funcionará de forma sincronizada com o semáforo da Avenida E.
(Ver mapa 4)

Hotel K – O canteiro central em frente ao estabelecimento será fechado, e a conversão à esquerda será transferida para o novo cruzamento semaforizado entre a Rua 65 e a Avenida Jamel Cecílio.
(Ver mapa 4)
Avenida E – Um trecho do canteiro central será removido e será criada uma nova faixa de rolamento à esquerda, com cerca de 100 metros de extensão, para facilitar o fluxo em direção à Avenida 136.
(Ver mapa 5)

Rua 12 – Região da Praça do Relógio: Haverá alargamento da pista para melhorar o tráfego em direção ao Parque Flamboyant e para veículos que acessam a Jamel Cecílio por meio de conversão à esquerda.
(Ver mapa 5)
Avenida Jamel Cecílio – em frente ao McDonald’s – O canteiro central será fechado, e a entrada do drive-thru pela avenida será desativada. Todo o acesso ao restaurante passará a ser feito pela Alameda das Caraíbas.
“Vamos promover o fechamento da alça de acesso do drive-thru pela Jamel Cecílio para evitar os congestionamentos que se formam no local, especialmente nos horários de pico à tarde e à noite”, explica o secretário Tarcísio Abreu.
Segundo ele, as mudanças já foram apresentadas e discutidas com representantes do Shopping Flamboyant, que demonstraram ciência e apoio ao projeto.
(Ver alterações no mapa 6)

As ações estão sendo acompanhadas de perto pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, que realiza vistorias frequentes ao lado do secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, e do titular da Seinfra, Francisco Elísio. Após a conclusão das obras, as sinalizações horizontal e vertical serão executadas pela SET. A previsão de entrega é até o final de junho.
Fonte: Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) – Prefeitura de Goiânia/ comentarista político Weder Salgado