Alimentos foram arrecadados durante a Pecuária 2025 e beneficiarão organizações sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade
O prefeito Sandro Mabel entregou nesta terça-feira (8/7) mais de 20 toneladas de alimentos a entidades do terceiro setor, arrecadados durante a Pecuária 2025. Ao agradecer os parceiros, o prefeito destacou a importância da união entre o poder público, o legislativo e as organizações sociais para ampliar o alcance das ações. “Hoje estamos aqui para dividir alimentos com quem precisa, com apoio de parceiros que nos ajudam há anos, com honestidade e dedicação”, afirmou.
Os alimentos foram arrecadados por meio de campanha solidária que reuniu poder público, setor privado e sociedade civil, totalizando 42,6 toneladas. A entrega desta terça-feira é uma das etapas da distribuição, com outras programadas para garantir que os itens cheguem de forma organizada às famílias acompanhadas pela rede municipal de assistência social.

Durante a cerimônia, foram entregues alimentos à Associação Metodista Central de Educação Infantil, à Associação de Cleobaldo, ao grupo Amor Sempre Vence e outras 20 instituições, totalizando mais de uma tonelada. Para o evento em comemoração ao aniversário de Campinas, foi autorizada a retirada de uma tonelada do Banco de Alimentos para destinação imediata a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Em nome das organizações, representantes agradeceram a iniciativa e destacaram o impacto positivo para a população atendida.
O líder comunitário Cleobaldo Martins de Oliveira ressaltou que a entrega vai beneficiar cerca de 150 famílias e reforçou a necessidade de apoio contínuo ao trabalho social. “A esperança do pessoal pobre é o prefeito, para normalizar alguma coisa. Essa partilha é um começo do bem”, afirmou. Representantes do Instituto Sonhar Vidas, Gleiciane França e Pedro Felipe Xavier, agradeceram a doação, a primeira recebida da prefeitura. “Acreditamos que seja o início de uma grande colaboração que vai beneficiar muitas pessoas”, disseram.
O secretário municipal de Cultura, Uugton Vieira, informou que mais de 100 toneladas de alimentos já foram arrecadadas em eventos realizados pela Prefeitura. A secretária municipal de Assistência Social, Eerizânia Freitas, explicou que novas entregas serão feitas em outras regiões e que famílias acompanhadas pelos Cras e Creas também receberão os alimentos em casa. “O prefeito sempre lembra que a prefeitura não faz nada sozinha. Precisamos do terceiro setor, das organizações sociais, do legislativo e de todas as lideranças para avançar”, destacou.
Para Erizânia Freitas, a entrega vai além da distribuição de alimentos. “Cada quilo destinado representa dignidade, esperança e o resultado de uma cidade que acredita na garantia de direitos como política pública”, afirmou. Cada instituição receberá quantidade proporcional ao número de pessoas atendidas. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), da organização da Pecuária 2025 e de representantes do terceiro setor.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia/ Comentarista Político Weder Salgado/ Fotos: Alex Mealheiros