Em grande festa, Câmara de Aparecida homenageia 150 profissionais da imprensa goiana

Solenidade foi proposta pelo vereador Dieyme Vasconcelos em comemoração ao Dia do Jornalista

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 25/04/2025. Por iniciativa do vereador Dieyme Vasconcelos, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia homenageou, na noite de ontem, 24, 150 profissionais da imprensa de Goiás, em alusão ao Dia do Jornalista, celebrado anualmente em 7 de abril.

A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes da imprensa e convidados. A Mesa Diretora foi composta pelo presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo; pelo propositor da homenagem, vereador Dieyme Vasconcelos e sua esposa, Bruna Vasconcelos; pelo prefeito de Aparecida, Leandro Vilela; pelo ex-deputado estadual Fred Rodrigues; pelo vereador Lipe Gomes; pelo secretário de Comunicação de Aparecida, Ozéias Laurentino; pelo diretor da TV Capital, Paulo Fernando; pelo jornalista Jordevá Rosa e pelo diretor de Comunicação da Casa, Lucas Alves.

Coube ao presidente Gilsão declarar aberta a Sessão Solene, enaltecendo o papel fundamental do jornalismo para a democracia e parabenizando todos os profissionais da comunicação.

Em seu discurso, Dieyme Vasconcelos destacou sua trajetória ligada à comunicação e defendeu o fortalecimento da imprensa local, reconhecendo o esforço diário dos jornalistas.

“Eu sou a voz de vocês, portais de notícias. Vocês que são empresários, empreendedores. Eu chego todo dia à presidência pedindo que se dê voz a essas pessoas que estão começando. Sei que o recurso é limitado, mas vamos lutar para defender esse pai de família que tem um portal de notícias, que leva a verdade e que, às vezes, tem até mais audiência do que uma televisão.
Quero finalizar minhas palavras prestando essa homenagem aos profissionais da imprensa. Que todos os esforços diários, muitas vezes sob pressão, cumprem a nobre missão de informar a sociedade. O jornalismo é indispensável. Não existe democracia sem jornalismo. Uma sociedade informada é uma sociedade mais justa, mais livre, mais consciente. Quando pensei em fazer essa propositura, busquei honrar essas pessoas que, de fato, transformam e libertam a vida das pessoas através da verdade. E, com essa missão, tenho uma responsabilidade imensa e um compromisso com a verdade, com a imparcialidade”, declarou o propositor, que ainda exibiu um vídeo em tributo aos jornalistas, emocionando os presentes.

Outro momento de destaque foi o discurso do diretor de Comunicação da Câmara, Lucas Alves, que, de forma emocionada, compartilhou sua trajetória e agradeceu aos que contribuíram com sua caminhada e, ainda, enfatizou o papel da comunicação institucional no combate à desinformação e na valorização do jornalismo sério.

“No decorrer dos anos, nós aprendemos que, no jornalismo, a checagem das informações é fundamental, especialmente para nós que atuamos todos os dias. Além disso, vivemos um tempo em que esse trabalho tem sido cerceado, onde a desinformação tem corrido solta e a credibilidade da imprensa é constantemente colocada à prova. Por isso, todos nós que somos jornalistas temos o dever de levar a verdade a quem nos assiste, nos ouve, nos acompanha, nos lê e também nas redes sociais. Finalizando minha fala, quero parabenizar todos que estão aqui. Sei muito bem da importância e do cuidado que precisamos ter para continuar lutando e batalhando por todos nós, jornalistas. Contem comigo para continuarmos trabalhando e, principalmente, para levar a informação aqui da Câmara de Aparecida, que conta com uma nova legislatura muito atuante. Quem defende a imprensa, defende a democracia”, explanou o Diretor de Comunicação.

Representando os homenageados da noite, a jornalista do Portal de Notícias Mais Goiás, Ana Paula Belini, relembrou sua trajetória profissional iniciada em Aparecida e ressaltou os desafios da profissão, sobretudo durante a pandemia. Destacou que o jornalismo é pilar fundamental da democracia e que ser jornalista é uma missão.

Em seguida, o ex-deputado estadual Fred Rodrigues elogiou a atuação dos profissionais da comunicação e defendeu a liberdade de imprensa. Afirmou que, mesmo diante de divergências ideológicas, o papel do político é garantir que os jornalistas possam exercer sua função com independência.

Na sequência, o prefeito Leandro Vilela ressaltou a importância da imprensa para a transparência pública e para o fortalecimento da democracia. Informou que encontrou débitos com veículos de comunicação deixados pela gestão anterior e garantiu que busca soluções para regularizar a situação. Também falou sobre os desafios financeiros enfrentados pelo município e reiterou seu compromisso com uma gestão responsável.

A primeira-dama Lana Bezerra também parabenizou os jornalistas e reforçou o papel central da imprensa no combate à desinformação. Enfatizou a importância de um jornalismo sério e apartidário como instrumento de fortalecimento democrático.

Já o secretário de Comunicação de Aparecida, Ozéias Laurentino, defendeu a valorização do jornalismo profissional diante da era da desinformação. Ressaltou a importância da curadoria, da apuração e da responsabilidade como diferenciais do trabalho jornalístico legítimo.

Encerrando a série de discursos, o jornalista Jordevá Rosa também recordou sua trajetória humilde e afirmou que foi por meio da educação que encontrou o caminho até o jornalismo. Destacou ainda a importância da ética e da responsabilidade na profissão.

Por fim, no encerramento da sessão e antecedendo a entrega dos certificados aos homenageados, o presidente Gilsão Meu Povo fez um discurso simbólico relacionando a atividade jornalística ao ofício do agricultor, sua profissão de origem, destacando o valor da apuração e da busca pela verdade.


Fonte: Prefeitura de Aparecida de Goiânia/ comentarista político Weder Salgado. Fotógrafo – Marcelo Silva

Compartilhamento