EJA promove formação de alfabetizadores populares do Programa Brasil Alfabetizado em Goiânia

Encontro online capacita profissionais para ampliar acesso à educação de jovens e adultos; objetivo é contribuir para a universalização da alfabetização e elevar a escolaridade

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza nesta terça-feira (26/8), às 18h30, a 4ª Formação dos Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O encontro será online e integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e pela Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A atividade tem como objetivo preparar alfabetizadores populares para atuarem no PBA, uma vez que a alfabetização de jovens e adultos exige metodologias específicas. A formação será conduzida pelas professoras Maria de Fátima Furtado Baú, doutora e técnica da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Gereja), e Isleide Portela, mestra e também apoio técnico do setor.

Segundo Maria de Fátima, a proposta vai além da teoria e busca fortalecer a educação sob a perspectiva da educação popular. “Essa formação continuada visa consolidar práticas pedagógicas adequadas, que atendam às especificidades da EJA”, destaca a formadora.

Para atuar como alfabetizador popular é necessário ter experiência na atividade ou em alfabetização de jovens e adultos e, preferencialmente, possuir nível superior. Os selecionados recebem bolsa de R$ 1.200. No país, estão previstas 60 mil bolsas, distribuídas pelo MEC em parceria com os municípios.

Programa Brasil Alfabetizado
Criado pelo Ministério da Educação, o Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo enfrentar o analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais. Com turmas instaladas não apenas em escolas, mas também em associações de bairro, igrejas, centros comunitários, espaços culturais e de convivência, a iniciativa busca aproximar o ensino da realidade dos estudantes, garantindo infraestrutura semelhante a uma sala de aula convencional.

A proposta é contribuir para a universalização da alfabetização e elevar a escolaridade, ampliando o exercício da cidadania. No Brasil, mais de 11 milhões de pessoas acima de 15 anos ainda não sabem ler e escrever. Em Goiás, a taxa de analfabetismo chegou a 4% em 2023, segundo a PNAD/IBGE, representando uma queda de 32,2% desde 2016. Apesar da redução, persistem desigualdades, especialmente entre idosos, pessoas pretas e pardas e populações rurais.

Serviço
Assunto: EJA promove formação de alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado em Goiânia
Data: Terça-feira (26/8)
Horário: 18h30
Local: https://meet.google.com/fmg-nhtb-aov

Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia/ Comentarista Político Weder Salgado

Foto: Divulgação/SME

Compartilhamento