Segundo o autor do projeto, deputado Bruno Peixoto, a medida se justifica por diversos fatores que “impactam a qualidade de vida da população e o desenvolvimento socioeconômico da região”
Os deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovaram nesta terça-feira (4/2) o projeto de lei nº 1643/25, de autoria do presidente do Poder Legislativo, deputado Bruno Peixoto (UB), que inclui os municípios de Inhumas e Santa Bárbara de Goiás na Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC).
A iniciativa propõe alterações na Lei Complementar nº 169, de 29 de dezembro de 2021, que reformula e disciplina a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo da Grande Goiânia. Além disso, o projeto também reestrutura a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos.
Segundo o autor do projeto, deputado Bruno Peixoto, a medida se justifica por diversos fatores que “impactam diretamente a qualidade de vida da população e o desenvolvimento socioeconômico da região”. Afirmou ainda que a inclusão dos dois municípios na RMTC possibilitará integração regional e desenvolvimento urbano. E que “o fluxo diário significativo de pessoas entre Goiânia, Inhumas e Santa Bárbara demanda um sistema de transporte integrado e eficiente”.
Peixoto destacou também que a inclusão na RMTC incentivará “a ocupação de novas áreas” e reduzirá a concentração populacional em determinadas regiões, além de facilitar o acesso da população a serviços públicos em Goiânia e nos municípios vizinhos.
Municípios que já compõe
A RMTC é composta por todas as linhas e serviços de transportes coletivos na Grande Goiânia. Além da capital, compõe os municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias/Redação/Comentarista Político Weder Salgado Foto Crédito: Divulgação