Aparecida não tolerará descarte irregular feito por concretoiras, garante Vilela

Prefeito reuniu gestores de empresas da região de Santa Luzia para anunciar reforço na fiscalização, envolver as companhias num projeto de revitalização de vias públicas na localidade e cobrar o cumprimento das leis ambientais do município

A gestão municipal de Aparecida de Goiânia terá tolerância zero e vai notificar, autuar e até interditar empresas concretas que insistem em deixar água servida minando no asfalto, em bloquear as calçadas para empilhar blocos de concreto, jogar restos de materiais nas bocas de lobo e descartar lixo e entulho em lotes baldios.

Segundo o prefeito Leandro Vilela, as avaliações valerão ainda para caminhões que deixem cair concreto no asfalto e não recolham o material imediatamente. Ele garantiu que o município punirá severamente os infratores.

Numa ação educativa, Vilela reuniu nesta quarta (24) gestores de concretos que atuam na região do setor Santa Luzia para fortalecer as medidas administrativas que o município pode e vai tomar para conter essas ilegalidades. O descarte irregular de água servida, lixo e entulho, por exemplo, é considerado crime ambiental.

“Nós fizemos um esforço muito grande, em todos os sentidos, para a cidade melhorar para todo o mundo. Mas para isso acontecer, precisamos mudar aquele cenário definitivo”, disse Leandro Vilela mencionando irregularidades flagradas na área das concretas.

O encontro com os empresários ocorreu no Gabinete do Prefeito e nele foi criado um grupo de trabalho entre equipes do município e administradores dessas empresas. O coletivo terá representantes do Gabinete do Prefeito e das secretarias de Planejamento e Regulação Urbana; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Articulação Política; Fazenda; Segurança Pública e Infraestrutura.

Leandro Vilela determinou que a Secretaria de Infraestrutura planeje e execute a recuperação das bases e do pavimento de vias no entorno das concretarias. Secretário da pasta, Alfredo Soubihe citou que há caminhões pesando até 40 toneladas que hoje trafegam em vias projetadas para veículos de até 5 toneladas. As concretas foram convidadas a ceder matéria-prima para fazer essas melhorias.

Reunião com os empresários conta com a participação do vereador Almeidinha – Foto: Jhonney Macena

Treinamento com equipes do município

O engenheiro civil Marcelo Reguffe, que é diretor da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Concretagem, adiantou que as concretairas que participaram da reunião abraçarão o projeto e tomarão exceções internacionais para orientar seus profissionais, principalmente os motoristas.

“Estamos fazendo treinamento com os motoristas. E agora, podemos fazer essa qualificação junto com o pessoal do Meio Ambiente e da Regulação Urbana”, sugeriu Marcelo. O prefeito Leandro Vilela agradeceu pelo compromisso firmado pelas empresas. E concluiu: “só de vocês estão aqui, vocês já têm o direito da boa-fé”.

Prefeitura de Aparecida de Goiânia Foto: Jhonney Macena

Compartilhamento