Serviço teve frota renovada, reestruturação das equipes assistenciais e implementação de protocolos que reduzem a retenção de ambulâncias
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Prefeitura de Goiânia, que completa 21 anos de atuação na assistência pré-hospitalar a urgências e emergências na capital e em outros 25 municípios de Goiás nesta quarta-feira (2/7), aumentou em 25% a capacidade de atendimento em 2025 se comparado com 2024.
De janeiro a junho deste ano, o Samu realizou 25.012 atendimentos. No mesmo período do ano passado, foram 19.929 atendimentos realizados. O aumento na capacidade foi possível com a renovação da frota, reestruturação das equipes assistenciais e implementação de protocolos que reduzem a retenção das ambulâncias. Desde a criação do serviço, o Samu já resultou em mais de 700 mil atendimentos.

“Recebemos o Samu com um grande déficit de recursos humanos, o que sobrecarregou muito os profissionais do serviço, além da falta de insumos e materiais básicos para a assistência e de uma frota sucateada”, afirma a coordenadora do Samu Goiânia, Jacqueline Leão.
“Nós contratamos servidores credenciados, promovemos melhorias nas condições de trabalho para atrair servidores efetivos e conseguimos recompor as equipes assistenciais. Hoje o SAMU conta com 521 profissionais no total”, detalha o titular da SMS, Luiz Pellizzer.

Renovação
A SMS locou nova frota com 16 ambulâncias, viabilizou junto ao Ministério da Saúde a aquisição de ambulância própria e articulou a implementação de protocolos que reduzem a retenção dos veículos nas unidades de saúde, o que confere maior dinamismo e agilidade ao serviço. A secretaria também reestruturou o Núcleo de Educação Permanente do Samu, que passou a ofertar educação continuada, com capacitações, atualizações e workshops, para qualificar todos os profissionais envolvidos no atendimento pré-hospitalar.
“Temos muito orgulho em entregar de forma eficaz um serviço que funciona 24 horas por dia, inclusive em áreas remotas ou com difícil acesso, garantindo o direito de todos à saúde, independentemente da localização ou condição social”, explica a coordenadora.

192
O Samu Goiânia pode ser acionado gratuitamente pelo número 192, tanto por celulares quanto por telefones fixos. Os atendentes identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, a chamada é transferida ao médico regulador, que fornece orientações para o socorro à vítima e encaminha a ambulância.
“O Samu Goiânia tem ambulâncias distribuídas estrategicamente em 11 pontos da cidade, para reduzir o tempo de resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência”, conta Jacqueline Leão. Segundo a SMS, o serviço deve ser acionado em casos de queimaduras graves, trabalho de parto de alto risco, suspeitas de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), crises convulsivas, afogamentos, choques, acidentes de trânsito com vítimas, entre outros.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia/ Comentarista Político Weder Salgado
Foto: Divulgação